Considerações para uma educação que promova a igualdade étnico-racial das crianças nas creches e pré-escolas

Autores

  • Lucimar Rosa Dias UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991139

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991139

O presente texto apresenta indicações sobre a importância de se inserir a perspectiva da promoção da igualdade étnico-racial nas práticas curriculares da educação infantil, para isso toma como referência experiências de formação de professores desenvolvidas no âmbito do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UFMS), no período de 2009 a 2013. Para subsidiar a discussão, localiza-se o momento histórico em que no Brasil as diferenças deixaram de ser compreendidas apenas como reflexos das desigualdades sociais e passam a ser interpretadas também sob a ótica da multiculturalidade, estabelecendo novas demandas para a educação infantil e instiga professores(as) e gestores(as) a revisarem a organização pedagógica dessa etapa questionando a branquitude normativa. Foram importantes para a construção das considerações aqui apresentadas os estudos realizados por Bento (2002) e Giroux (1999), Dias (1997, 2007), Cavalleiro (2006) e Silva (2002).

Palavras-chave: Igualdade racial, Educação infantil, Formação de professores(as), Práticas curriculares.

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Biografia do Autor

Lucimar Rosa Dias, UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia. Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração - DEPLAE. Trabalhou na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas) de 2009 a 2013. Fez o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo e mestrado na UFMS. Sua experiência em docência começou nas séries iniciais do ensino fundamental em redes públicas e privadas. Suas pesquisas e atividades de extensão enfatizam a diversidade étnico-racial e práticas promotoras da Igualdade Racial na Educação Infantil, Formação de Professores/ras e Currículo. Realiza consultoria desde 2003 em diversos programas desenvolvidos pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT e MEC. Co-autora da Coletânea Outras Histórias ... Culturas Afro-brasileiras e Indígenas e a autora do livro infantil "Cada um é de um jeito, cada jeito é de um". Possui vários artigos publicados em revistas, periódicos e jornais sobre políticas de educação infantil e a diversidade étnico-racial.

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Publicado

25.08.2015

Como Citar

DIAS, Lucimar Rosa. Considerações para uma educação que promova a igualdade étnico-racial das crianças nas creches e pré-escolas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 597–614, 2015. DOI: 10.14244/198271991139. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1139. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
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