Mia Couto e a educação de crianças pequenas: Alteridade, arte e infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991120Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991120
Este ensaio apresenta uma proposta de interlocução entre o percurso de nossos estudos no campo da educação da infância e a obra de Mia Couto. Para tanto, detemo-nos na questão da alteridade a partir dos temas espaço, tempo, infâncias, arte e ciência. A alteridade é, para Mia Couto, a magia de sermos nós, sendo outros, concepção que reafirma o pensamento africano na qual cada um é porque é todos os outros. Esses “outros” não se referem apenas a pessoas, mas também aos lugares que habitam, à escuta de seus processos sociais, suas tradições, enfim as vidas que neles são vividas. As reflexões de Mia Couto permitem romper com hábitos instituídos de pensar a educação das infâncias ao favorecerem a resistência ao modo hegemônico de conceber e realizar a educação de crianças pequenas a partir de uma única forma escolar de promover experiências de infância na contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação infantil, Narrativa, Infância, Arte e ciência.
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