“Eu nasci branquinha”: Construção da identidade negra no espaço escolar

Autores

  • Priscila da Cunha Bastos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991117

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991117

As desigualdades educacionais entre brancos e negros no Brasil, em relação aos anos de escolaridade, estão caindo, mas a distância ainda é grande e a exclusão racial no campo educacional atravessa gerações. São diversas situações cotidianas que reafirmam a necessidade de se atuar na direção de uma educação antirracista e antissexista. Neste artigo, ao descrever o drama racial de uma aluna de seis anos, pretende-se refletir sobre o papel da escola no processo de construção das identidades de gênero e raça. O caso que se segue ocorreu em uma escola pública federal localizada na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro e é representativo da condição em que as crianças negras são formadas e do campo no qual elas se constituem como sujeitos. Através de observação de campo produz-se uma análise que considera raça e gênero construções sociais que organizam a experiência social e categorias que contribuem para o trabalho de reconhecimento das desigualdades de tratamento e oportunidades na escola e na sociedade brasileira. O estudo pretende oferecer elementos para se pensar em possíveis reformulações curriculares e práticas que contribuam para a superação da discriminação racial e de gênero, afirmando identidades, assim como incentivar estudos que possam identificar os impactos dessas relações de discriminação no cotidiano escolar e seus efeitos na produção e reprodução das desigualdades educacionais.

Palavras-chave: Identidade, Racismo, Desigualdade educacional.

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Publicado

25.08.2015

Como Citar

BASTOS, Priscila da Cunha. “Eu nasci branquinha”: Construção da identidade negra no espaço escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 485–518, 2015. DOI: 10.14244/198271991117. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1117. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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