Sociologia da infância, raça e etnografia: Intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras

Autores

  • Míghian Danae Ferreira Nunes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE-USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991115

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991115

Este texto aborda brevemente a noção de raça em seus termos históricos/sociológicos, relacionando-a com os estudos que vem empreendendo a sociologia da infância na pesquisa sobre/com crianças. Entende-se que esses estudos colaboram na compreensão da(s) infância(s) existente(s) em nossa sociedade, marcada(s) pelas diferenças e também pelas desigualdades sociais. Destaca-se, de modo especial, a questão raça, o que não significa que o debate sobre gênero, classe ou origem seja desconsiderado. Essa decisão foi tomada apenas para priorizar o estudo sobre esse tema, considerando que pouco são os estudos sobre o tema na área da sociologia da infância. Reconhece-se que, em certos momentos da análise, esses temas surgem, relacionados, e torna-se árdua a tarefa de encontrar os lugares onde esses eventos se cruzam ou se separam. Ao incluir as questões étnico-raciais na pesquisa com crianças, questionam-se as noções de neutralidade e de universalidade presentes nas ciências humanas e destaca-se o debate sobre infância(s) de uma perspectiva que amplia olhares, buscando novas formas de compreender realidades. Parece importante também que se possam questionar os percursos metodológicos utilizados para pesquisas e perceber o quanto elas levam em conta os dados relacionados aos aspectos de raça em suas análises. Por fim, para fazer avançar a interface entre o estudo das relações étnico-raciais e a sociologia da infância, vemos a etnografia – método antropológico – como potente metodologia de pesquisa com crianças.

 

Palavras-chave: Sociologia da infância, Etnografia, Raça, Infância negra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Míghian Danae Ferreira Nunes, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE-USP

Professora de educação infantil da rede municipal de São Paulo, trabalhou como pesquisadora junto a Ação Educativa no projeto Indicadores da Qualidade na Educação e como formadora no programa A cor da Cultura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre de Socialização da Infância – GEPSI. 

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

NUNES, M. D. F. Sociologia da infância, raça e etnografia: Intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 413–440, 2015. DOI: 10.14244/198271991115. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1115. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24