O ensino laico e a formação filosófica

Autores

  • Adriana Mattar Maamari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991090

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991090

A reflexão inicial que encontramos nos filósofos da modernidade, sendo retomada em nossos dias, precisa ser atualizada para que possamos avançar de modo amplo nos domínios do Estado, da vida pública e da sociedade. A Filosofia e o seu ensino, o preparo dos professores e o conteúdo programático a ser ministrado se inserem nessa perspectiva. A laicidade, um ideal contemporâneo, volta à cena recaindo também como desafio na perspectiva da Filosofia a ser ensinada nas escolas. A explicitação dos conceitos subjacentes, não apenas como exercício argumentativo, mas, sobretudo para a melhor compreensão e direcionamento de uma prática satisfatória e eficaz da realidade escolar de nosso país serão os nossos principais objetivos. O presente trabalho versará sobre essa perspectiva.

Palavras-chave: Ensino de filosofia, Laicidade, Modernidade, Formação filosófica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Mattar Maamari, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino

Downloads

Publicado

25.11.2014

Como Citar

MAAMARI, Adriana Mattar. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 86–95, 2014. DOI: 10.14244/198271991090. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-07-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-07
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25