O ensino laico e a formação filosófica

Autores

  • Adriana Mattar Maamari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991090

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991090

A reflexão inicial que encontramos nos filósofos da modernidade, sendo retomada em nossos dias, precisa ser atualizada para que possamos avançar de modo amplo nos domínios do Estado, da vida pública e da sociedade. A Filosofia e o seu ensino, o preparo dos professores e o conteúdo programático a ser ministrado se inserem nessa perspectiva. A laicidade, um ideal contemporâneo, volta à cena recaindo também como desafio na perspectiva da Filosofia a ser ensinada nas escolas. A explicitação dos conceitos subjacentes, não apenas como exercício argumentativo, mas, sobretudo para a melhor compreensão e direcionamento de uma prática satisfatória e eficaz da realidade escolar de nosso país serão os nossos principais objetivos. O presente trabalho versará sobre essa perspectiva.

Palavras-chave: Ensino de filosofia, Laicidade, Modernidade, Formação filosófica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Mattar Maamari, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

MAAMARI, A. M. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 86–95, 2014. DOI: 10.14244/198271991090. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-07-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-07
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25