O ensino laico e a formação filosófica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991090Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991090
A reflexão inicial que encontramos nos filósofos da modernidade, sendo retomada em nossos dias, precisa ser atualizada para que possamos avançar de modo amplo nos domínios do Estado, da vida pública e da sociedade. A Filosofia e o seu ensino, o preparo dos professores e o conteúdo programático a ser ministrado se inserem nessa perspectiva. A laicidade, um ideal contemporâneo, volta à cena recaindo também como desafio na perspectiva da Filosofia a ser ensinada nas escolas. A explicitação dos conceitos subjacentes, não apenas como exercício argumentativo, mas, sobretudo para a melhor compreensão e direcionamento de uma prática satisfatória e eficaz da realidade escolar de nosso país serão os nossos principais objetivos. O presente trabalho versará sobre essa perspectiva.
Palavras-chave: Ensino de filosofia, Laicidade, Modernidade, Formação filosófica.
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