O ensino laico e a formação filosófica

Autores

  • Adriana Mattar Maamari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991090

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991090

A reflexão inicial que encontramos nos filósofos da modernidade, sendo retomada em nossos dias, precisa ser atualizada para que possamos avançar de modo amplo nos domínios do Estado, da vida pública e da sociedade. A Filosofia e o seu ensino, o preparo dos professores e o conteúdo programático a ser ministrado se inserem nessa perspectiva. A laicidade, um ideal contemporâneo, volta à cena recaindo também como desafio na perspectiva da Filosofia a ser ensinada nas escolas. A explicitação dos conceitos subjacentes, não apenas como exercício argumentativo, mas, sobretudo para a melhor compreensão e direcionamento de uma prática satisfatória e eficaz da realidade escolar de nosso país serão os nossos principais objetivos. O presente trabalho versará sobre essa perspectiva.

Palavras-chave: Ensino de filosofia, Laicidade, Modernidade, Formação filosófica.

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Biografia do Autor

Adriana Mattar Maamari, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino

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Publicado

25.11.2014

Como Citar

MAAMARI, Adriana Mattar. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 86–95, 2014. DOI: 10.14244/198271991090. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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