Atividade de ensino de levantamento topográfico: uma pesquisa intervenção durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5978Palavras-chave:
cResumo
O presente artigo traz resultados de uma investigação motivada pelas necessidades enfrentadas no exercício da docência, tendo como objetivo organizar uma proposta didática para o ensino do conteúdo de levantamento topográfico planimétrico, analisando seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida com uma turma do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio, na disciplina de Topografia. A proposta didática foi desenvolvida a partir do levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, necessários à aprendizagem do conteúdo. Apoiado nele, foram planejadas e desenvolvidas, remotamente, tarefas teórico-práticas voltadas à aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, produzindo dados por meio de gravações, registros ampliados das aulas, grupos de discussão e análise escrita da experiência vivenciada. Os dados foram analisados qualitativamente, considerando-se o planejamento da atividade de ensino, a intervenção realizada e os indicadores de aprendizagem. Os resultados evidenciam a relevância do planejamento que considera os conhecimentos prévios, a proposição de tarefas desafiadoras, organização do ensino baseado nas características do conteúdo ministrado e nas necessidades dos estudantes, bem como na garantia da interação contínua entre docente e discentes ao longo do processo. Com base na identificação dos elementos que tornaram a proposta educativa bem-sucedida, foram identificados indicadores de aprendizagem, cujas contribuições podem beneficiar professores e estudantes dessa e de outras disciplinas. Conclui-se que a formação docente, sustentada em sólidos referenciais teóricos sobre o ensino, aprendizagem e organização didática, são imprescindíveis a uma prática pedagógica exitosa.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Augusto Barbosa Silva, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14