Atividade de ensino de levantamento topográfico: uma pesquisa intervenção durante o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5978

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma investigação motivada pelas necessidades enfrentadas no exercício da docência, tendo como objetivo organizar uma proposta didática para o ensino do conteúdo de levantamento topográfico planimétrico, analisando seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida com uma turma do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio, na disciplina de Topografia. A proposta didática foi desenvolvida a partir do levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, necessários à aprendizagem do conteúdo. Apoiado nele, foram planejadas e desenvolvidas, remotamente, tarefas teórico-práticas voltadas à aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, produzindo dados por meio de gravações, registros ampliados das aulas, grupos de discussão e análise escrita da experiência vivenciada. Os dados foram analisados qualitativamente, considerando-se o planejamento da atividade de ensino, a intervenção realizada e os indicadores de aprendizagem. Os resultados evidenciam a relevância do planejamento que considera os conhecimentos prévios, a proposição de tarefas desafiadoras, organização do ensino baseado nas características do conteúdo ministrado e nas necessidades dos estudantes, bem como na garantia da interação contínua entre docente e discentes ao longo do processo. Com base na identificação dos elementos que tornaram a proposta educativa bem-sucedida, foram identificados indicadores de aprendizagem, cujas contribuições podem beneficiar professores e estudantes dessa e de outras disciplinas. Conclui-se que a formação docente, sustentada em sólidos referenciais teóricos sobre o ensino, aprendizagem e organização didática, são imprescindíveis a uma prática pedagógica exitosa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto Barbosa Silva, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar (UNIR) e docente do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama

Marli Lúcia Tonatto Zibetti , Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar (IP/USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho.

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

BARBOSA SILVA, Augusto; LÚCIA TONATTO ZIBETTI , Marli. Atividade de ensino de levantamento topográfico: uma pesquisa intervenção durante o ensino remoto. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5978122, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5978. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5978. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14