E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996538Parole chiave:
Matemática, Temas contemporâneos transversais, Formação inicial de professores, Materiais autorais digitaisAbstract
Este artigo explora apresentar materiais autorais digitais, nomeadamente de e-books, produzidos durante a participação de uma disciplina de prática pedagógica do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Este estudo teve como objetivo enfatizar a importância de preparar os futuros professores de Matemática por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para trabalhar a interdisciplinaridade e temas sociais relevantes no currículo da Educação Básica, tornando-as significativas para essa etapa formativa do futuro(a) professor(a) de Matemática. Para alcançar esse objetivo, este artigo teve como trajeto metodológico, por meio da coreografia didática da disciplina, explorar o uso dos TCT em práticas pedagógicas com os futuros professores de Matemática, resultando na produção de materiais digitais (e-books). A análise dos e-books foi realizada por meio do modelo de aprendizagem das coreografias didáticas, utilizando a Análise Textual Discursiva e os modelos-base de aprendizagem. Após a análise dos e-books, o estudo destaca a importância da formação dos professores(as) para promover um currículo que estimule a reflexão crítica dos(as) licenciandos(as) em Matemática sobre questões sociais e a integração deste conhecimento integrado às tecnologias digitais.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Muriell Francisco da Costa, Arlindo José de Souza Junior
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-11-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28