Metodologias‌ ‌ativas‌‌ em tempos de crise: estratégias ‌de‌ ‌conhecimento‌ ‌no‌ ‌processo‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌e‌ ‌aprendizagem‌‌

Autori

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6120

Parole chiave:

Metodologias Ativas, Metodologias significativas, Estratégias de conhecimento, Tempos de crise

Abstract

Com o propósito de obter êxito no processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios em tempos de crise em virtude do da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença por ele causada, o Covid-19, em que a sala de aula se torna um lócus de potencial contágio, teve-se de forma emergencial uma transformação na forma de ensinar. Tal fato traz consigo a necessidade de utilizar metodologias ativas e significativas, fundamentadas nos princípios da pedagogia interativa, trazendo à tona o estudante como protagônico, por meio de experiências sentidas e vividas. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de metodologias ativas como estratégias de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem em tempos de crise. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, configurando-a como de abordagem qualitativa. Em relação à coleta de dados, adotou-se a pesquisa bibliográfica na obtenção de dados primários e a aplicação de questionário para os dados secundários. Com esse estudo, concluiu-se que foram necessárias e imprescindíveis mudanças na forma de ensino-aprendizagem em tempos de crise, utilizando as ferramentas tecnológicas como suporte, protagonizando o aluno, permitindo formas diferenciadas na busca de conhecimentos, sendo esse, o “novo normal” no âmbito educacional.

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Biografia autore

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq). Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, interseccionalidade, pedagogia crítica e transformadora, tecnologias contemporâneas de poder, diferenças e diversidade na escola, sexualidades na educação, formação docente, diversidades sexuais, diferenças e diversidade nas organizações, educação continuada em diversidade, organizações saudáveis. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

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Pubblicato

2024-10-25

Come citare

ROSLINDO PARANHOS, William. Metodologias‌ ‌ativas‌‌ em tempos de crise: estratégias ‌de‌ ‌conhecimento‌ ‌no‌ ‌processo‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌e‌ ‌aprendizagem‌‌. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6120159, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6120. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6120. Acesso em: 21 dic. 2024.

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Sezione

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