História em quadrinhos e promoção da saúde sexual na escola: validação de um instrumento educativo
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271995386Mots-clés :
cRésumé
Este estudo objetivou validar um instrumento educativo, no formato de história em quadrinhos, como ferramenta pedagógica para estudantes da educação básica do município de Maceió-Alagoas. Trata-se de pesquisa metodológica, de abordagem quanti-qualitativa, realizada com 45 estudantes, de 10 a 17 anos de idade, de uma escola da rede pública de Maceió-Alagoas. Para a coleta de dados foram realizados oito grupos focais. Os dados quantitativos foram apresentados em forma de distribuições de frequências absolutas e relativas. Os dados qualitativos foram analisados baseado na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que 100% dos estudantes mostraram boa aceitabilidade, considerando a história muito boa ou boa, e com um tema muito importante – referido por 95,6% deles. Quanto aos assuntos discutidos na história, 48,9% dos alunos relataram um pouco de dificuldade na compreensão de alguns vocábulos, não havendo associação significativa entre o entendimento do conteúdo e as variáveis sexo e idade. Em relação à adequabilidade da história, 100% dos estudantes referiram que não mudariam nada no material. Quanto ao conteúdo do gibi, os alunos fizeram sugestões em relação ao vocabulário e às ilustrações. O instrumento educativo foi considerado válido, com grande potencial pedagógico, possibilitando acrescentar resultados consideráveis frente aos desafios de se promover saúde sexual e reprodutiva para a população adolescente no ambiente escolar.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Isadora Pereira Farias , Jane Keyla Souza dos Santos Macedo, Thayse Gomes de Almeida, Ruth França Cizino da Trindade, Eveline Lucena Vasconcelos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24