Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP): dimensões da gestão escolar entre os anos de 2010 a 2018
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271994749Mots-clés :
cRésumé
Este artigo analisa as dimensões sobre Gestão Escolar presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), entre os anos de 2010 a 2018. É fruto de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação realizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Metodologicamente utilizamos a pesquisa exploratória como aporte para selecionar o acervo bibliográfico representativo sobre o objeto a ser compreendido. O suporte para a análise das dimensões sobre Gestão Escolar foi as noções desenvolvidas por Brito (1994), quando aciona três áreas fundamentais: a) pedagógico didática; b) funcional e dos espaços; c) administrativo-financeira. Acionamos tais áreas para analisar um período de 8 anos, selecionando publicações divulgadas pela Revista. Para tanto, fizemos o levantamento de todos os artigos referentes à temática, no período demarcado. Foram selecionados os artigos cujos título/subtítulo, resumo e palavras-chave faziam referência à Gestão Escolar. Por meio das análises, a pergunta respondida neste artigo é: como as dimensões da Gestão Escolar aparecem nos artigos publicados pela RBEP no período de 2010 a 2018? As análises mostraram que os artigos são fragmentados e não apresentam todas as dimensões e requerem uma ampla gama de leituras para que se construa uma ideia ou um conceito. O estudo mostrou a tendência da Revista a refletir uma agenda pautada principalmente na legislação sobre educação, corroborando com aspectos legais; ou seja, com a construção de um perfil de Gestão Escolar com tendências verticalizadas, mesmo com os esforços para a construção de um perfil democrático.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Marilândes Mól Ribeiro de Melo, José Galotta Lucena 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-28
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22