Atividade de ensino de levantamento topográfico: uma pesquisa intervenção durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5978Schlagworte:
cAbstract
O presente artigo traz resultados de uma investigação motivada pelas necessidades enfrentadas no exercício da docência, tendo como objetivo organizar uma proposta didática para o ensino do conteúdo de levantamento topográfico planimétrico, analisando seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida com uma turma do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio, na disciplina de Topografia. A proposta didática foi desenvolvida a partir do levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, necessários à aprendizagem do conteúdo. Apoiado nele, foram planejadas e desenvolvidas, remotamente, tarefas teórico-práticas voltadas à aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, produzindo dados por meio de gravações, registros ampliados das aulas, grupos de discussão e análise escrita da experiência vivenciada. Os dados foram analisados qualitativamente, considerando-se o planejamento da atividade de ensino, a intervenção realizada e os indicadores de aprendizagem. Os resultados evidenciam a relevância do planejamento que considera os conhecimentos prévios, a proposição de tarefas desafiadoras, organização do ensino baseado nas características do conteúdo ministrado e nas necessidades dos estudantes, bem como na garantia da interação contínua entre docente e discentes ao longo do processo. Com base na identificação dos elementos que tornaram a proposta educativa bem-sucedida, foram identificados indicadores de aprendizagem, cujas contribuições podem beneficiar professores e estudantes dessa e de outras disciplinas. Conclui-se que a formação docente, sustentada em sólidos referenciais teóricos sobre o ensino, aprendizagem e organização didática, são imprescindíveis a uma prática pedagógica exitosa.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Augusto Barbosa Silva, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14